Análise Clínicas - Análise de Produtos - Prólab Biotecnologia

Análise Microscópica e Macroscópica em Alimentos

As análises microscópicas e macroscópicas tem por objetivo o isolamento e a identificação de materiais estranhos, microorganismos e sujidades em produtos alimentícios.

Faça análises microscópicas e macroscópicas e garanta a qualidade do produto. 

Os consumidores estão a cada dia se tornando mais exigentes na escolha dos alimentos industrializados. Não fosse somente isso, o que já seria o suficiente para uma crescente preocupação dos produtores e envazadores, a fiscalização do Ministério da Agricultura (MAPA) e da Vigilância Sanitária (ANVISA) ás industrias de alimentos estão aumentando a cada dia. 

Através das análises Microbiológicas e Físico?químicas, as empresas de alimentos buscam garantir as propriedades químicas dos produtos. Entretanto, para uma maior garantia do processo de qualidade, outros métodos podem ajudar a não expor a organização a situações vexatórias, algumas vezes catastróficas, que ocorrem quando a empresa  acaba sendo descoberta através da reclamação do consumidor, ou por meio da imprensa, o que é suficiente para acabar com a construção de uma boa imagem.

A Microscopia de Alimentos preenche essa lacuna analítica para controle da higiene do produto final assim como matéria-prima. Através de análises Histológicas e de Sujidades, podem ser comprovada a presença de todos os componentes do produto e possíveis falhas de processo.

Análise Histológica: abrange desde a comprovação dos elementos vegetais presentes na composição (ingredientes), elementos estranhos à composição e fraudes (acréscimo de produtos não declarados de forma acidental ou por adulteração), assim como a presença de partes indesejáveis de vegetais (Ex: contagem de cascas e paus em café torrado e moído, chá-mate, condimentos, dentre outros).

Análises de Sujidades: envolve a investigação de sujidades leves e pesadas não características do produto. Esta análise envolve produtos de origem não biológica (vidro, sedimento, metais, etc); Análises biológicas (Infestações por insetos, pelos de roedor e bárbulas de pássaro, caracterização de larvas, presença de parasitas, fragmentos de insetos em produtos farináceos, materiais prejudiciais à saúde humana, dentre outros elementos de sujidades).

O PróLab Biotecnologia tem as soluções para o atendimento à legislação sanitária vigente, a preços compatíveis com o mercado, com qualidade diferenciada e atendimento personalizado, seguindo rigorosamente os padrões exigidos por protocolos nacionais e internacionais.

Assim, vimos disponibilizar toda a infra-estrutura e tecnologia do PróLab, de modo a ser seu parceiro nesta prestação de serviços.



RESOLUÇÃO RDC nº 175
Resolução: Aprova "Regulamento Técnico de Avaliação de Matérias Macroscópicas e Microscópicas Prejudiciais à Saúde Humana em Alimentos Embalados".
[ Clique aqui e saiba mais ]
Mais Serviços
  • Orçamento Gratuito