SERVIÇOS
Água de gelo

Se praia, sol e piscina combinam com diversão, festa e descanso, as intoxicações alimentares podem ser o ingrediente que azeda a mistura.

Os hábitos seguros para proteger a saúde não podem deixar de fora o gelo, presente em todas as bebidas da estação e quase sempre hospedeiro de bactérias e vírus. Uma fria para o estômago e intestino.

Segundo o engenheiro de alimentos Cláudio Lima, coordenador do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) do Ceará, as análises feitas no cubinho de gelo comercializadas por ambulantes em algumas cidades brasileiras mostraram que praticamente todas as amostras estavam contaminadas. A pouca higiene com o gelo também foi responsável pela reprovação das bebidas vendidas em quiosques e barracas litorâneas, em estudo feito pelo Centro Brasileiro de Tecnologia em Embalagem.

"O que pouca gente sabe é que os cubinhos de gelo podem conter Salmonella sp., Staphylococcus aureus, Shigella sp, E.coli (bactérias que resistem às baixas temperaturas e provocam intoxicações), dentre outros microrganismos", alerta Lima. "O gelo contaminado é difícil de detectar já que é o último que se considera quando alguém contrai uma infecção ou intoxicação e também porque já derreteu quando se quer iniciar uma investigação", completa o especialista.

A técnica para evitar que o gelo seja uma fonte de doenças é simples, afirmam os especialistas. Se fizer em casa, utilize apenas água filtrada nas formas. Já a versão industrial, vendida em barras, serve apenas para resfriar os alimentos e jamais deve ser consumida ou colocada dentro do copo para deixar o líquido (refrigerante, suco, batidas ou caipirinhas) mais gelado. Especialmente na praia, a "coreografia" mais assistida é de pessoas utilizando o gelo industrial como parte da "alimentação", o principal erro cometido avalia Lima. As bactérias que causam as diarreias, mal-estar, náuseas vão direto para boca.

Fernanda Aranda, iG São Paulo | 23/01/2010 12:24

Aranda, Fernanda. "Gelo contaminado, uma fria para o verão." . N.p., 23/01/2010. Web. 23 May 2012.

Concluindo, a análise da água do gelo é fundamental para garantir que esteja em boas condições para o consumo humano.

O PróLab Biotecnologia tem as soluções para o atendimento à legislação sanitária vigente, a preços compatíveis com o mercado, com qualidade diferenciada e atendimento personalizado, seguindo rigorosamente os padrões exigidos por protocolos nacionais e internacionais.

Assim, vimos disponibilizar toda a infra-estrutura e tecnologia do PróLab, de modo a ser seu parceiro nesta prestação de serviços.