SERVIÇOS
Análise físico - químico e organoléptica em cosméticos

São considerados Cosméticos:  Produtos de Higiene e Perfumes com preparações constituídas por substâncias naturais ou sintéticas, de uso externo nas diversas partes do corpo humano, pele, sistema capilar, unhas, lábios, órgãos genitais externos, dentes e membranas mucosas da cavidadeoral, com o objetivo exclusivo ou principal de limpá-los, perfumá-los, alterar sua aparência e ou corrigir odores corporais e ou protegê-los ou mantê-los em bom estado (BRASIL, 2000).

Deste modo, para garantir produtos de qualidade, as empresas devem estabelecer e manter as atividades de inspeção e testes necessários para assegurar que todos os requisitos especificados da legislação e normas em vigor sejam alcançados. O CONTROLE DE QUALIDADE DE PRODUTOS COSMÉTICOS, 2008 é o conjunto de atividades destinadas a verificar e assegurar que os ensaios necessários e relevantes sejam executados e que o produto não seja disponibilizado para uso e venda até que cumpra com a qualidade preestabelecida. O Controle de Qualidade não deve se limitar às operações.  O Controle de Qualidade de Produtos Cosméticos laboratoriais, mas abranger todas as decisões relacionadas à qualidade do produto (GUIA DE CONTROLE DE QUALIDADE DE PRODUTOS COSMÉTICOS, 2008).

O controle de qualidade de uma empresa fabricante de cosméticos, bem como de outras áreas envolvidas com produção, é um dos principais requisitos da Garantia da Qualidade. Desta forma, entende-se como operações de controle de qualidade, o conjunto de operações que são seguidas para monitorar a qualidade durante o processo de fabricação, avaliando as características físico-químicas e microbiológicas das matérias-primas,embalagens, produtos em processo e produtos acabados. Assim, a verificação da conformidade das especificações deve ser vista como um requisito necessário para a garantia da qualidade, segurança e eficácia do produto e não somente como uma exigência regulatória.

Conforme a legislação brasileira vigente e harmonizada no Mercosul, é exigida a apresentação dos dados de Controle de Qualidade (especificações) no ato da regularização do produto. Nas inspeções, é exigida a apresentação das especificações, dos métodos de ensaio e dos registros das análises. A empresa deve cumprir o estabelecido no Termo de Responsabilidade, constante do dossiê de registro/notificação, por meio do qual declara que os produtos atendem aos regulamentos e outros dispositivos legais referentes ao controle de processo e de produto acabado, e aos demais parâmetros técnicos relativos as Boas Praticas de Fabricação.

As Especificações Técnicas , Organolépticas e Físico-Químicas do cosmético acabado , devem estar relacionados a segurança e qualidade do produto.

O PróLab Biotecnologia tem as soluções para o atendimento à legislação sanitária vigente, com qualidade diferenciada e atendimento personalizado, seguindo rigorosamente os padrões exigidos por protocolos nacionais e internacionais.