SERVIÇOS
Controle de qualidade em farmácia de manipulação

A Contaminação microbiológica e/ou a físico-química são dois dos pontos mais críticos em uma farmácia de manipulação. Diariamente recebemos e-mails de consumidores preocupados com a qualidade de produtos manipulados, muitas vezes uma preocupação tardia.

Nosso objetivo é ajudar as Farmácias a garantir que problemas não ocorram, atuando antes da comercialização dos produtos, realizando no momento correto o controle necessário para que os fármacos manipulados representem a exata prescrição médica, livres de quaisquer contaminações ou erros de doseamento. A Anvisa editou a resolução RDC nº 87, com Regulamento Técnico sobre Boas Práticas de Manipulação de Medicamentos para uso Humano em Farmácias, e nós podemos ajuda-los a segui-lo. A RDC nº 87 fixa os requisitos mínimos para manipulação de medicamentos, abrangendo questões relacionadas a instalações, equipamentos, recursos humanos, aquisição e controle de qualidade da matéria-prima. Traz ainda as exigências para armazenamento, avaliação farmacêutica da prescrição, fracionamento, conservação, transporte, dispensação das formulações e atenção farmacêutica aos usuários.

As farmácias foram classificadas em seis grupos, de acordo com a área de atuação e a natureza dos insumos que abrangem desde manipulação de medicamentos homeopáticos até hormônios e medicamentos de uso controlado.

Para cumprimento às exigências das Resoluções RDC 67/2007 e RDC 87/2008, o PróLab realiza os diversos serviços:

Microbiológicas: Bases Galênicas Fitoterápicos Matrizes Homeopáticas Glóbulos Inertes Excipientes Água Potável Água Purificada (deionizada, destilada, desmineralizada e osmose reversa)

Físico-Químicas: Água Purificada Água Potável Teor Alcoólico em Matrizes Metais pesados em Alcool Etílico Teor de Matéria Prima pH Solubilidade em Matéria Prima Análises em Cápsulas Teor e Uniformidade (cápsulas) Análise de Água.