Passamos a maior parte do dia em ambientes fechados e climatizados artificialmente. Por conta disso, a poluição do ar de interiores tornou-se um grande problema de saúde pública.
As baixas trocas de ar interno/externo nestes ambientes e o acúmulo de pessoas que estão constantemente liberando dióxido de carbono através da respiração, substâncias químicas pela transpiração e transportando microrganismos (bactérias, fungos e vírus), são os principais fatores causadores do aumento considerável na concentração de poluentes químicos e biológicos no ar.
Hotéis, hospitais, instituições de ensino, escritórios, shoppings-centers, até ginásios poli-esportivos possuem poderosos sistema de ar condicionado central. O descuido ou mesmo a falta de cuidados de limpeza e manutenção em toda rede de dutos e filtros podem acarretar doenças como conjuntivites, problemas respiratórios como bronquite e rinite, e uma série de outras doenças e reações alérgicas. Sabe que um dos maiores causadores do absenteísmo (ausência de atividade laboral) são exatamente as doenças provocadas por problemas respiratórios e de vias aéreas.
A análise do Ar em ambientes com ar climatizado indica as necessidades de correção e manuteções. De acordo com o estudo "Poluição do Ar de Interiores: Uma avaliação de casos relacionados à climatização artificial" por Carla Alice Theodoro Batista, muitos problemas de poluição e contaminação interna seriam minimizados ou até eliminados se a Resolução RE nº 9, de janeiro de 2003, fosse cumprida.
É importante salientar que a limpeza e manutenção de dutos e equipamentos ligados a aspersão artificial do ar em ambientes fechados, é fundamental para que se tenha qualidade do ar, assim três pontos importantes devem ser seriamente observados:
Existem empresas especializadas em limpeza e manutenção de sistemas de ar condicionado, o PróLab Biotecnologia não presta esse serviço;
1- As empresas que fazem limpeza e manutenção de sistemas de ar condicionado não podem oferecer e nem realizar a analise do ar, isto esta previsto na legislação sanitária vigente. Algumas empresas que ofertam esse serviço burlam a legislação com a apresentação de outro CNPJ, porém trata-se da mesma empresa, logo, cuidado, O PróLab aconselha uma contratação distinta;
2- As análises devem ser realizadas antes da manutenção e limpeza de todo sistema, e imediatamente após esse serviço. Somente desta maneira poderá ser atestada a eficacia da manutenção do sistema de climatização do ar com relação a qualidade do ar aspergido;
3- O PróLab Biotecnologia tem as soluções para o atendimento à legislação sanitária vigente, com qualidade diferenciada e atendimento personalizado, seguindo rigorosamente os padrões exigidos por protocolos nacionais e internacionais.
Atenção
Programação para dezembro:
Segue detalhamento da Programação para dezembro
a) Análises Microbiológica e Físico-Química de Água e Swab: Recebimento de amostras até o dia 19/12;
b) Análises Microbiológica e Físico-Química em Cosméticos, Produtos descartáveis, Embalagens, Dispositivos médicos, Produtos Farmacêuticos (Produto acabado, base galênica, matéria prima, cápsulas, fitoterápico): Recebimento de amostras até dia 21/12.
Observação: As amostras destinadas à análises de Challenge Test recebidas até 08/12 serão iniciadas ainda em 2023, porém as amostras recebidas após essa data serão iniciadas somente no início de Janeiro de 2024.
c) Análises Microbiológica e Físico-Química de Ar interno e Análises de superfícies (Rodac): recebimento de amostras até 21/12;
d) Análises Microbiológica e Físico-Química de Alimentos: recebimento de amostras até 21/12;
Nota:
As amostras recebidas até 09/12 terão seus resultados de ensaios liberados até 22/12, exceto análises de Shelf Life, Tabela nutricional dosada, Challenge Test, Testes de Esterilidade e Análise de Água completa conforme Portaria GM/MS Nº 888.
As amostras recebidas após o dia 09/12 terão seus relatórios de ensaio liberados até a segunda quinzena de janeiro de 2024, sempre respeitando os prazos e demais procedimentos técnicos exigidos para cada tipo de análise.